Planejamento Digital Estético

Planejamento Estético Digital analisa o sorriso por meio de um protocolo de fotografias, modelos de estudo permitindo visualizar as desarmonias estéticas,  e simular os resultados.
É uma etapa muito importante no resultado final do tratamento, visto que oferece previsibilidade de resultados e consequentemente, satisfação ao paciente.


A grande valorização da aparência pessoal tem aumentado a procura pela estética facial e do sorriso.
Para se ter estética, ela deve estar em harmonia, equilíbrio e simetria.
A beleza tem conceito social e está relacionada a fatores biológicos, históricos, culturais e pessoais.
A aparência do sorriso tem grande impacto na vida dos indivíduos afetando desde o convívio social a até mesmo as relações profissionais, Intimamente ligada à autoestima.
A macro estética representada pela relação das arcadas dentárias e gengiva, com suas estruturas circunvizinhas como os lábios e a face. Envolve o equilíbrio entre forma e simetria dos dentes, lábio e gengiva, e da maneira com que se relacionam e harmonizam com a face.
As características faciais não necessariamente devem ser simétricas para serem belas.
Pequenas variações são características da natureza e imprimem individualidade e personalidade.

A região bucal é o lugar que apresenta as mais expressivas reações da face, onde o sorriso é o ponto máximo de inter-relação pessoal.

Um defeito gengival não pode ser compensado pela qualidade do material restaurador (resina ou porcelana) e vice-versa.
Os dentes centrais superiores são os maiores responsáveis pela estética bucal sendo considerados os donos do sorriso. A dominância dos centrais pode influenciar na sensualidade do sorriso, principalmente nas mulheres. Com os lábios em repouso a borda dos incisivos centrais deve ser visível, o que confere jovialidade.


A arquitetura na interface dente-gengiva é extremamente importante em pacientes de sorriso alto ou médio. Margens gengivais muito expostas podem ser corrigidas por meio de cirurgia plástica gengival.
Diante das desarmonias faciais, dento gengivais e do sorriso, deve-se traçar um planejamento e executar o tratamento estético, o que envolve diversas especialidades com o objetivo de oferecer ao paciente todas as possibilidades de resolução.



O adequado diagnóstico e planejamento são, portanto, o início de um processo em que se possa alcançar um sorriso naturalmente bonito, restabelecendo o equilíbrio biológico, funcional  e estético .

Saiba mais: Facetas em porcelana